Nossa história

Nossa história começa em 1997, quando o Prof. Stephen Kanitz da USP se aposentou e passou a dedicar-se ao trabalho voluntário ajudando o Terceiro Setor. Começou perguntando aos líderes do setor o que eles mais precisavam:

  • Visibilidade: de onde acabou surgindo o Prêmio Bem Eficiente contemplando as 50 Melhores Entidades do ano.
  • Recursos: que deu origem ao site Filantropia.org, o primeiro site brasileiro a ajudar a doação.
  • Voluntários: de onde surgiu o site voluntarios.com.br.


Desde o início, Kanitz procurou incentivar os voluntários a escolherem entidades próximas de sua residência, escola ou trabalho ao priorizar buscas por critérios de localização geográfica:

"Antes de salvar o mundo, salve o seu bairro!"

O resultado final foi tão surpreendente que, passado algum tempo, muitas entidades pediram para retirar do ar sua solicitação de voluntários porque as vagas haviam sido totalmente preenchidas.

Nos primeiros anos foram promovidas outras ações de incentivo ao voluntariado, como a premiação "Voluntário do Ano", instituída em 1998. Sete categorias eram contempladas neste prêmio: Voluntário Aposentado, Artista, Empresário, Esportista, Estudante, Profissional Liberal e Voluntário do Ano Geral.

Na primeira edição foram avaliados 140.000 voluntários de todo o Brasil. Os classificados eram avaliados por uma comissão que levava em conta currículo, tempo de atuação, cota de sacrifício e resultados efetivos. Nove voluntários foram eleitos na primeira edição do prêmio - nove histórias fantásticas de dedicação à comunidade.

A premiação ocorreu anualmente até o ano de 2001. O resultado das duas últimas edições do prêmio foi o seguinte:

Voluntários do Ano de 2000:

Empresário: Albino Pavan
Artista: Daniel Azulay
Esportista: Raí Souza Vieira de Oliveira
Estudante: Diogo Bertoldi Youssef
Publicitário: Geraldo Alonso Filho
Aposentada: Vênica dos Santos Lima
Profissional Liberal: Patrícia Marcondes Bento Leite
Destaque Feminino: Maria Máxima dos Santos
Equipe de Empresa Voluntária: Indústria Química Farmacêutica
Schering Plough S/A

Voluntários do Ano de 2001:

Empresário: Alfredo Miguel Sabó
Esportista: Carlos Roberto de Oliveira
Profissional Liberal: Carmem Maria da Costa
Aposentado: Danton Ubaldo Stengel
Estudante: Everton Camilo
Artista: Hebe Camargo
Destaque Feminino: Iraci Vaz Lordello

Além disso, foi também criada a campanha "Seja Um Voluntário" direcionada para empresas. O objetivo foi de incentivar funcionários a serem voluntários em entidades beneficentes nas comunidades no entorno da empresa. Para as empresas, o envolvimento de funcionários com trabalho voluntário trazia os seguintes benefícios:

1. Aumento do espírito de equipe.

2. Maior motivação e confiança para resolverem os problemas da empresa (depois que se convive com um deficiente por dois dias, percebe-se que tudo na empresa é possível de se realizar).

3. Maior respeito e admiração pela empresa em que trabalham.

4. Valorização profissional, pois muitas empresas contratam preferencialmente ex-voluntários, pessoas que mostram predisposição a servir, elemento importante na área de serviços.

Tudo isso somado ao simples propósito de criar o espírito de servir ou outro. Na época, quarenta empresas se cadastraram na campanha e ajudaram a divulgá-la.

Vale lembrar que em 1997, mesmo ano em que foi criado o site, o Prof. Stephen Kanitz também criou o prêmio "Bem Eficiente" para entidades sem fins lucrativos. Ele próprio assim descreve como surgiu a ideia do prêmio:

"Em 1995, na festa de premiação para as melhores empresas brasileiras, Melhores & Maiores da Revista Exame, e após uma das cerimônias de entrega, vi um dos mais ricos empresários brasileiros, Antonio Ermírio de Moraes, esfregando o prêmio na manga, não se contendo de alegria. Isto embora já tivesse obtido outro prêmio de 100 milhões de dólares: o próprio lucro da sua empresa no ano. O que mostra que até para o empresário bem sucedido o reconhecimento social é muito importante à organização.

E aí, me ocorreu uma constatação assustadora: as entidades sem fins lucrativos não possuem um prêmio de reconhecimento por excelência.

E pior, não possuem lucros anuais como forma de prêmio de consolação.

Na época, sete empresários me procuraram dispostos a criar o Prêmio Bem Eficiente, e decidimos parar de premiar empresários bem sucedidos e fazer algo mais nobre que é premiar entidades que ajudam o próximo."

O prêmio "Bem Eficiente" teve edições por dez anos consecutivos, de 1997 a 2006, premiando a cada ano 50 entidades com base em 42 critérios, não podendo as vencedoras concorrer nas duas edições seguintes. Posteriormente, as entidades premiadas ajudavam a escolher dez empresas mais admiradas pelo apoio e pelo trabalho voluntário, tendo sido escolhidas as seguintes empresas na última edição:

Alcoa Alumínio S/A - Salto
Cia. Litográfica Ypiranga
Homero Costa Advogados
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Itaipu Binacional
McCann-Erickson Brasil
Metalúrgica Mococa
Salles D'Arcy Publicidade
UNIMED - Araras - Cooperativa de Trabalho Médico
Volkswagen do Brasil

Todas estas iniciativas ajudaram a alavancar o trabalho voluntário, bem como o apoio a entidades sem fins lucrativos, tendo uma relação direta ou indireta com o site voluntarios.com.br. Passamos, portanto, por diversas fases ao longo dos anos. Algumas vezes com grande visibilidade em função das iniciativas mencionadas anteriormente, outras nem tanto, mas sempre cumprindo nosso papel de apoiar a causa do voluntariado. Nossa base de dados de entidades e voluntários cresce continuamente.

No final de 2017 passamos por uma grande reestruturação do site, e agora estamos funcionando totalmente à base de trabalho voluntário.

E você? Também deseja fazer parte desta história?
Entre em contato conosco para explorarmos oportunidades de colaboração.