Junte-se ao voluntários

Ficamos contentes com o seu interesse em fazer parte desta equipe! Aqui precisamos de ajuda em várias áreas, mas antes de falar sobre isso, é importante deixar claro que não há nenhuma organização ou instituição por trás desta iniciativa. Somos um grupo de pessoas identificadas com a causa do voluntariado, cada uma trabalhando voluntariamente dentro das suas possibilidades. Estamos em contato constante entre nós, porém não temos um endereço físico, e muito raramente nos encontramos pessoalmente. Ou seja, se você procura um trabalho voluntário dentro de uma instituição, se prefere algo que ofereça mais oportunidades de ter contato mais próximo com outras pessoas, ou se precisa formalizar seu envolvimento através de um termo de adesão de trabalho voluntário, recomendamos buscar em nossa base de dados alguma entidade próxima a você que esteja precisando de ajuda.

Para nossa realidade, o perfil mais adequado é o de pessoas pró-ativas, motivadas, que consigam trabalhar bem remotamente, e que efetivamente ajudem a manter e a melhorar o site dentro da sua disponibilidade. Se você se enquadra neste perfil e realmente deseja contribuir com esta iniciativa, seja de forma pontual, seja num envolvimento mais duradouro, listamos abaixo as áreas em que mais precisamos de ajuda no momento:

  • Administrativa: Cada voluntário e cada entidade que se cadastram em nosso site precisam passar por uma revisão para garantir a qualidade dos dados. Existem critérios e uma interface administrativa para fazer esta revisão. Hoje temos 4 pessoas trabalhando nisso. Gostaríamos muito de ter uma equipe maior colaborando nessa tarefa. Se você puder ajudar, mesmo que seja só meia hora por semana, será ótimo - adoraríamos ter 7 pessoas nessas condições para distribuir melhor o trabalho ao longo da semana. Além disso, nossa base de dados é muito antiga e precisamos revisar alguns cadastros jurássicos de entidades para descobrir se elas ainda existem, se os dados estão atuais e eventualmente complementar com dados que faltam. Se também quiser ajudar nisso, será uma grande ajuda!
  • TI (programação): Temos uma lista de melhorias que gostaríamos de fazer no site, que vão desde pequenos ajustes na interface, até trabalhos mais elaborados que dependem de alterações no banco de dados e de desenvolvimento de novas interfaces. Também queremos internacionalizar o site. Se ainda por cima você tiver experiência com programação web, em particular com as ferramentas Python, Javascript (jQuery), Django e PostgreSQL, então já está com a faca e o queijo na mão!
  • Comunicação: Aqui existem várias possibilidades. Se você gosta de escrever, gostaríamos de reativar um blog sobre voluntariado. O blog pode conter artigos sobre o assunto, entrevistas, histórias (podendo ser uma boa oportunidade de entrar em contato com várias pessoas e instituições). Também gostaríamos de traduzir nossa interface para outras línguas - principalmente o inglês. Outra possibilidade é de ajudar com a divulgação de conteúdo em redes sociais. Hoje temos uma pessoa que cuida da nossa conta no Instagram. Se você gosta deste tipo de trabalho, pode tanto ajudá-la quanto iniciar uma divulgação em outras redes, como o Twitter.
  • Direito: Precisamos de alguém que se disponha a fazer uma análise/revisão dos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, se necessário sugerindo alterações e alertando para possíveis problemas.
  • Recursos Humanos: Adoraríamos ter alguém com um olhar mais atento para identificar diferentes perfis de voluntários e consequentemente que dados adicionais poderíamos solicitar a quem se cadastra no site, de forma a tornar mais eficiente nossa ponte entre voluntários e entidades sem fins lucrativos.
  • Outros: Se você usa nosso site, tem alguma ideia de como melhorá-lo, e gostaria de ajudar nisso, estamos totalmente abertos a novas ideias!


Agora que você já sabe um pouco mais sobre nós e do que estamos precisando, se quiser fazer parte da nossa equipe entre em contato conosco! Colaborar com esta iniciativa é uma forma de ajudar todas as entidades que precisam de voluntários e todas as pessoas interessadas em trabalhar voluntariamente.

contato@voluntarios.com.br