Intercâmbio Voluntário na Bolívia | Ação Climática | ODS 13
Biologia, Relações Internacionais
DURAÇÃO: 6 semanas; De segunda a sexta-feira: das 08h00 às 18h00; Oportunidades com início em Maio ou Junho de 2026.
Presencial Florianópolis - SC
Atividades
SOBRE O PROJETO O projeto “Green Leaders” tem como proposta engajar comunidades para a importância de agir contra a crise climática. Os voluntários facilitam o aprendizado de práticas sustentáveis e auxiliam no desenvolvimento de soluções locais para reduzir o impacto ambiental. As atividades envolvem desde demonstrações práticas de efeito estufa em laboratório até o cálculo de pegada de carbono, plantio de árvores e a criação de programas de "Embaixadores Ambientais" em instituições de ensino, promovendo mudanças reais de comportamento.
SOBRE A ONG A Pastoral Social Caritas Boliviana é uma organização renomada que atua em La Paz, focada no desenvolvimento humano, na justiça social e na preservação da "Casa Comum". Em parceria com a AIESEC, a organização busca fortalecer a educação ambiental e a resiliência das comunidades locais, capacitando cidadãos para que se tornem líderes na mitigação e adaptação aos desafios climáticos da região.
RESPONSABILIDADES:
Realizar diagnósticos locais para entender as necessidades urgentes da comunidade em relação às mudanças climáticas;
Planejar e facilitar workshops sobre os "3 R's" (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e energias renováveis;
Conduzir mesas redondas para discutir as causas e efeitos do aquecimento global com estudantes e parceiros;
Orientar os beneficiários no cálculo de sua pegada de carbono e propor alternativas para um estilo de vida mais sustentável;
Organizar campanhas de conscientização (físicas e digitais) e eventos como a "Hora do Planeta";
Liderar atividades práticas de campo, como plantio de árvores, criação de jardins escolares e compostagem;
Coletar dados de impacto, analisar os resultados e apresentar o relatório final de atividades à ONG e à AIESEC.
BENEFÍCIOS:
Acomodação inclusa (sem custo);
Tempo livre para explorar a cultura e as paisagens da Bolívia;
Certificado de participação no Voluntário Global;
Treinamentos de liderança oferecidos pela AIESEC;
Suporte da AIESEC durante todo o intercâmbio;
Vivência prática internacional em projetos de sustentabilidade e ecologia.
INSCREVA-SE EM: http://educruz-rdsm-site.rds.land/gv-estagioufsc-ods-13
Essa vaga é oferecida e administrada pela AIESEC.
IMPORTANTE: Esta vaga faz parte do Programa de Intercâmbio Voluntário Global da AIESEC, que inclui suporte com visto, mentoria e estrutura para sua experiência no exterior. Contamos com uma taxa administrativa acessível, que inclui:
Suporte pré e pós-chegada no país de destino;
Ajuda com documentação e visto (quando aplicável);
Rede de suporte da AIESEC durante seu intercâmbio. Após se inscrever, nossa equipe entrará em contato com todos os detalhes e valores exatos. Se você está pronto(a) para essa experiência transformadora, candidate-se agora.
PRÉ-REQUISITOS:
Nível de espanhol;
Formação em Ecologia ou áreas correlatas;
Proatividade, adaptabilidade e forte orientação para soluçõe
Entidade: AIESEC em Florianópolis
O projeto contribui para o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, educando comunidades sobre mudanças climáticas e construindo planos de ação para reduzir os danos ao meio ambiente. Essa experiência acontece presencialmente em La Paz, Bolívia, por meio do programa de Voluntariado Global da AIESEC.
Inscrições
03/03/2026 a 02/04/2026
17 de Abril de 2026

