Livros sobre o Terceiro Setor
BARBOSA, Maria Nazaré Lins; OLIVEIRA, Carolina Felippe. Manual de ONGs: guia prático de orientação jurídica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001. 178p.
BENÍCIO, João Carlos. Gestão financeira para organizações da sociedade civil. São Paulo: Editora Global, 2001.
CAMARGO, M. F. de, SUZUKI, F. M., UEDA, Mery, SAKIMA, R. Y. e GHOBRIL, A. N. Gestão do Terceiro Setor no Brasil - Estratégias de captação de recursos para organizações sem fins lucrativos. São Paulo, Futura, 2001. 204p.
CARVALHO, Nanci Valadares de. Autogestão - O Nascimento das ONGs. Editora Brasiliense. 2ª ed. rev. 1995.193p.
COELHO, Simone de Castro. Terceiro Setor: Um Estudo Comparado Entre Brasil e Estados Unidos. São Paulo: Editora Senac, 2000. 223p.
CORULLÓN, Mónica Beatriz Galiano; FILHO, Barnabé Medeiros . Voluntariado na Empresa Gestão eficiente da participação cidadã. Editora Fundação Peirópolis, 2002. 144p.
COSTA, Aloysio Teixeira. Administração de entidades sem fins lucrativos. São Paulo: Nobel, 1992.
COSTA, Cristina (org.), OLIVIERI, Cristiane, CASTRO, Gisela, SOARES, Ismar de Oliveira, FERRAZ, Luci, KISIL, Marcos, MOTTER, Maria de Lourdes, FÍGARO, Roseli. Gestão da Comunicação: Terceiro Setor, Organizações Não Governamentais, Responsabilidade Social e Novas Formas de Cidadania. Editora Atlas, 2007. 102p.
CRUZ, Célia; ESTRAVIZ, Marcelo. Captação de Diferentes recursos para organizações sem fins lucrativos. Instituto Fonte, 2001.
CURTY, Ana Luisa. Visão introdutória in Gestores Sociais - textos de apoio. São Paulo: s/nº, pp. 1-15, 1998.
CURY, Thereza Christina Holl. "Elaboração de projetos sociais". In Gestores Sociais - textos de apoio. São Paulo: s/nº, pp. 55-82, 1998.
DIAS, Marly Schaffer, LACERDA, Célia Maria Peres, PARANHOS, Wanda Maria Maia da Rocha. Estatutos: orientação sobre texto, estrutura e registro. Curitiba: Index Consultoria, 2004. 96p.
DOHME, Vania. Voluntariado equipes produtivas - Como liderar ou fazer parte de uma delas. São Paulo: Editora Mackenzie, 2001. 210p.
DONEGANA, Constanzo. Eles, os excluídos. Superando a Apartação Social com a Comunhão. São Paulo, Editora Cidade Nova, 1995. 124p.
DRUCKER, Peter. Administração de Organizações Sem fins Lucrativos. São Paulo: Pioneira, 1995. 166p.
Educação e o cidadão do século 21. Um plano de acção da Juventude. São Paulo: AIESEC e NACL, 1996.
FERNANDES, Rubem César. & PIQUET, Leandro. ONGs Anos 90: A Opinião dos Dirigentes Brasileiros. Rio de Janeiro: ISER,1991.
____________________. Privado, Porém Público: o Terceiro Setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1984. 156p.
____________________. "O que é o terceiro setor?" In: 3º Setor - desenvolvimento social sustentado. Rio de Janeiro: GIFE, Paz e Terra, 1997.
FERRAREZI, Elisabete. OSCIP Passo a Passo: saiba como obter a qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e firmar Termo de Parceria. Brasília: Agência de Educação para o Desenvolvimento - AED, 2003.
FERRAREZI, Elisabete. Saiba o que são Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP. Brasília: Agência de Educação para o Desenvolvimento - AED, 2002.
FERREIRA, Márcia R. P. & CARVALHO, Sônia R. Primeiro Guia de Adoção de Crianças e Adolescentes do Brasil - Novos caminhos, dificuldades & possíveis soluções. Carapicuiba,SP: Fundação Orsa. S/d. 177p.
GALBRAITH, John Kenneth. A Sociedade Justa. Uma perspectiva Humana. Rio de Janeiro: Campus, 1996. 176p.
GOHN, Maria da Glória. Mídia, Terceiro Setor e MST - Impactos sobre o futuro das cidades e do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. 182p.
___________________. Os sem terra, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 1997.
___________________. "Movimentos populares de luta pela moradia no Brasil - 1980-92 - tendências e perspectivas. In: Brasil e a nova ordem internacional". Anais do IX Congresso Nacional dos Sociólogos. São Paulo: SINSESP, 1994.
GRAYSON, D.; HODGES, A. Compromisso Social e Gestão Empresarial; o que é necessário saber para transformar questões de responsabilidade social em oportunidades de negócios. São Paulo: Publifolha, 2002
Guia de Boa Cidadania Corporativa. (Encarte da Revista Exame. Ed. 728, nov. de 2000). São Paulo: Editora Abril, 2000. 118p.
GRECO, Marco Aurelio; MARTINS, Ives Gandra da Silva. Direito e Internet: relações jurídicas na sociedade informatizada. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001. 257p.
HUDSON, Mike. Administrando Organizações do Terceiro Setor. O Desafio de Administrar sem receita. São Paulo: Makron Books, 1999. 309p.
IOSCHPE, Evelyn Berg (org). Terceiro Setor: Desenvolvimento Social Sustentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. 173p.
KELLEY, Q. Daniel. Dinheiro para sua causa. São Paulo: Texto Novo, 1995. 150p.
KENNEDY, Paul. Preparando para o século 21. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Formação dos profissionais de creches no Estado de São Paulo (1997-1998). Carapicuiba/SP: Fundação Orsa. S/d. 159p.
KISIL, Rosana. Elaboração de projetos e propostas para organizações da sociedade civil.
LANDIM, Leilah (org). Ações em Sociedade. Militância, Caridade, Assistência etc.. Rio de Janeiro: Nau, 1998. 288p.
______________. Para Além do Mercado e do Estado? Filantropia e Cidadania no Brasil. Rio de Janei-ro: ISER, Junho de 1993.
______________. ONGs: Um Perfil. Cadastro das Filiadas à Associação Brasileira de ONGs. Rio de Janeiro: ISER,1996. 220p.
MANZIONE, Sydney. Marketing para o Terceiro Setor. Novatec, 2006, 160p.
MARINO, Eduardo; CHIANCA, Thomaz; SCHIERSARI, Laura. Desenvolvendo a cultura de avaliação em organizações da sociedade civil.
MCINTOSH, M. et al. Cidadania Corporativa: estratégias bem sucedidas para empresas responsáveis. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora 2001.
MEADOWS, D. et al. Beyond the Limits. Vermont: Chelsea Green Publishing Co., 1992.
MENEGHETTI, Sylvia. Comunicação e Marketing: fazendo a diferença no dia-a-dia de organizações da sociedade civil. Editora Global Ltda, 2001, 119p.
MEREGE, Luiz Carlos, BARBOSA, Maria Nazaré Lins. 3º Setor: reflexões sobre o marco legal. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1998.
__________________, ALVES, Mário Aquino. "Desenvolvendo a filantropia empresarial através da educação: uma experiência brasileira". Cadernos do III Setor. São Paulo: Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, 1997.
MONTEAGUDO, Rosalvi. Sustentabilidade socioeconômica via webservice. Edições Inteligentes.
MONTENEGRO, Thereza. O que é ONG. São Paulo: Brasiliense, 1994. 98p. (Coleção Primeiros Passos).
NANUS, Burt & DOBBS, Stephen M. Liderança para o Terceiro Setor: Estratégias de Sucesso para Organizações sem Fins Lucrativos. São Paulo: Futura, 2000. 262p.
NEDER, Ricardo Toledo. "As ONGs na reconstrução da sociedade civil no Brasil". In: Seminário Inter-nacional Sociedade e a Reforma do Estado. São Paulo, 1998. pp. 1-8.
NOLETO, Marlova Jovchelovitch. Parcerias e alianças estratégicas: uma abordagem prática.
NORIEGA, Maria Elena & MURRAY, Milton. Apoio Financeiro: Como Conseguir. São Paulo: Texto Novo, 1997. 176p.
OLIVEIRA, Aristeu de; ROMÃO,Valdo. Manual do Terceiro Setor e Instituições Religiosas. Editora Atlas. 558p.
O Impacto Social do Trabalho das ONGs no Brasil. ABONG - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais. São Paulo: ABONG, 1998. 202p.
ONGs: Um Perfil. Cadastro das Associadas à ABONG. ABONG - Associação Brasileira de Organiza-ções Não Governamentais. São Paulo: ABONG, 1998. 203p.
PADILHA, Andrea Fernandes Nunes. Terceiro Setor: Fiscalização e outras formas de controle. Recife: Nossa Livraria, 2002. 159p.
PAES, José Eduardo Sabo. Fundações e Entidades de Interesse Social - Aspectos jurídicos, administrativos, contábeis e tributários. Brasília: Brasília Jurídica, 1999. 488p.
PEREIRA, Custódio. Captação de Recursos (Fund Raising) - Conhecendo melhor porque as pessoas contribuem. São Paulo: Editora Mackenzie, 2001. 222p.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser, WILHEIM, Jorge e SOLA, Lourdes. Sociedade e Estado em Transformação. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: ENAP, 1999. 453p.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser & GRAU, Nuria Cunill (org.). O público não-estatal na Reforma do Estado. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1999. 498p.
PRINGLE, Hamish & THOMPSON, Marjorie: Marketing Social. São Paulo: Makron Books, 2000. 258p.
RENEDO, Juan & CARLINI, Airton. Marketing Aplicado às ONG's. Editora Canal Certo, 2007.
RICO, Elizabeth Melo (org.). Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo: Instituto de Estudos Especiais, Cortez, 1998.
RIFKIN, Jeremy. O Fim dos Empregos: O Declínio Inevitável dos Níveis dos Empregos e a Redução da Força Global de Trabalho. São Paulo: Makron Books, 1996. 348p.
RULLI, Antonio. Direitos do Portador de Necessidades Especiais. Editora: Fiuza. 360p.
SALAMON, Lester M., ANHEIER, Helmut K., LIST, Regina, TOEPLER, Stefan, SOKOLOWSKI, S. Wojciech and Associates. Global Civil Society - Dimensions of the Nonprofit Sector. Baltimore: The Johns Hopkins Center for Civil Society Studies, 1999.
SCHERER - WARREN, Ilse. "Organizações Não-Governamentais na América Latina: seu papel na construção da sociedade civil. Sociedade Civil: organizações em movimentos." In: São Paulo em Pers-pectiva, v. 8, pp.6-14. São Paulo: Revista da Fundação Seade, 1994.
SCHMIDHEINY, S.; HOLIDAY JR, C,;WATTS, P. Cumprindo o prometido: casos de sucesso de desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002.
________. "Trajetória das ONGs na América Latina - anotações de pesquisa". In: JUNQUEIRA, Luciano A. Prates (coord.). Brasil e a nova ordem internacional. Anais do IX Congresso Internacional dos Soció-logos. São Paulo: Sinsesp, 1992.
SILVA, Ana Amélia da. "Do privado para o público: ONGs e os desafios da consolidação democrática". In: JUNQUEIRA, Luciano A. Prates (coord.). !Brasil e a nova ordem internacional". Anais do IX Con-gresso Internacional dos Sociólogos. São Paulo: Sinsesp, 1992.
SILVA, Antonio Luiz de Paula e. Utilizando o planejamento como ferramenta de aprendizado.
SOUZA, Maria do Rosário. "Gestão de projetos sociais". In Gestores Sociais - textos de apoio. São Pau-lo: s/nº, 1998. pp. 83-110.
STECKEL, Richard. In Search of America's Best Nonprofits. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1997.
SZAZI, Eduardo. Terceiro setor: Regulação no Brasil. São Paulo: Gife e Editora da Fundação Peirópolis, 2001. 312p.
TENÓRIO, Fernando G. Elaboração de Projetos Comunitários. Abordagem prática. São Paulo: Edições Loyola. 1995. 86p.
TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONGs - Principais Funções Gerenciais. São Paulo: Editora Fundação Getúlio Vargas. 1997. 140p.
______________________. (coord.). Gestão social: metodologia e casos. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1998.
UTSUNOMIYA, Fred Izumi. O desafio da gestão da comunicação institucional de organizações do terceiro setor brasileiro. Dissertação de mestrado. Universidade de São Paulo, 2001. 231p.
VAZ, Gil Nunes. Marketing Institucional. O Mercado de Idéias e Imagens. São Paulo: Pioneira, 1995. 360p.
VIEIRA, Liszt. Os argonautas da cidadania - A sociedade civil na globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001. 403p.
VIOLIN, Tarso Cabral. Terceiro Setor e as Parcerias com a Administração Pública. Editora Fórum, 2006.
WILHEIM, A. M. "Iniciativas empresariais e projetos sociais sem fins lucrativos". Cadernos ABONG. São Paulo, nº 12, 1995.