instituto Fred

Fred Uma alternativa a Reintegração

03.691.369.0001-86

Direitos Humanos e Cidadania


O Instituto Fred nasce em 1998 com a missão de garantir dignidade e respeito ao ser humano, por meio do atendimento sociocultural a famílias de baixa renda que se encontre em situação de risco social, possibilitando o aprendizado por meio da arte, da educação, da assistência social, da cidadania e da profissionalização. Por iniciativa de Andréa Ambrósio, que transforma a dor do assassinato do irmão Fred, egresso do sistema prisional, em um projeto de reintegração social por meio da arte. O Instituto Fred oferece cursos profissionalizantes entre eles as oficinas de tapeçaria, carro chefe da entidade, usando a técnica Trama sem Nó, criada pelo artista plástico Ivã Volpi, que aproveita retalhos descartados pela indústria têxtil para criar uma trama sem necessidade de amarração. Exclusivos, criativos, coloridos e bonitos, os cerca de 3 mil tapetes produzidos anualmente pelo Instituto Fred são expostos em espaços de renome como Palácio das Artes e Museu de Artes e Ofícios.
Cada oficina de tapeçaria tem duração de quatro meses e atende cerca de 20 pessoas por turma que aprendem processos de desenhos, composição de cores e a técnica Trama sem Nó. Por ano, são atendidas em média 890 pessoas que, além de serem capacitadas como artistas populares, têm a autoestima elevada. O Instituto ainda oferece para as participantes suporte psicológico e acompanhamento com a equipe multidisciplinar. Trançando tapetes, milhares de pessoas foram capazes de criar novas tramas para suas vidas.
As primeiras oficinas de tapeçaria aconteceram em unidades prisionais em Minas Gerais, destinadas a pessoas apenadas. Já no segundo ano, foram estendidas para as famílias de pessoas encarceradas. Unindo o talento dos profissionais, o apoio de grandes parceiros e a dedicação dos beneficiários, o Instituto Fred foi capaz de criar uma nova realidade para quem já não tinha motivos para sonhar e ampliar os horizontes para além das unidades prisionais.
Atualmente, o público prioritário do Instituto Fred são mulheres em comunidades empobrecidas. Elas dedicam semanalmente algumas horas para tramar e tecer. “Essas ações têm seu sentido literal, mas ganham um conceito mais amplo quando pensamos que estão também tramando o futuro e tecendo afetos”, contou Rodrigo Mogiz, artista plástico e colaborador da organização social.
Além do ofício popular da tapeçaria, as mulheres atendidas aprendem sobre empreendedorismo e são convidadas a participarem de feiras, exposições e eventos diversos para comercialização das peças que produzem gerando renda extra para suas famílias. O tapete é um início para ajudar as mulheres atendidas a encontrarem suas vozes. Muitas vão continuar fazendo as peças isoladamente ou reunidas em cooperativas. A tapeçaria vai ajudar nas contas da casa ou até mesmo sustentar seus lares, vai curar depressões e aflições ao possibilitar a construção de novas tramas. Elas percebem que podem realizar seus sonhos. Se conseguem produzir um tapete, por que não tentar buscar mais.
Além das oficinas de Tapeçaria o Instituto Fred também oferece Street dance, Taekwondo, Costura Criativa, Pintura em tecido, Fotografia, informática.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: (3) Saúde e bem-estar - (4) Educação de qualidade – (5) Igualdade de gênero - (8) Trabalho decente e crescimento econômico- (10) Redução das desigualdades- (11) Cidades e comunidades sustentáveis

Área de atuação: Áreas culturais integradas, Cultura e Artes Desenvolvimento comunitário, Empreendedorismo / Geração de Emprego e Renda

Subárea: Oficinas e Formação Cultural/ Artesanato/Artes cênicas/Artes Visuais / Plásticas Cultura Afro Brasileira

Segue lista de alguns vídeos do Projeto que estão no Youtube.


Dona Odília
https://youtu.be/qj4RzSJglPE

Cidades beneficiadas
https://youtu.be/lpWd9fvf9h4

Apresentação Projeto Brasis
https://youtu.be/SIImVbUFmnI

Dança
https://youtu.be/Z1rKajTPiJQ
https://youtu.be/9LQ-N9hS9Lc
https://youtu.be/DLPJz4lxMpk
https://youtu.be/qCYGgqSGzhQ
Apresentações tapeçaria
https://youtu.be/lpWd9fvf9h4
https://youtu.be/lfbt3m-8ibM
https://youtu.be/I3lLT0PyAoU
https://youtu.be/vuBSwjzfZX0
Entrevistas
https://youtu.be/QwWjuLgPYNY
https://youtu.be/-PThSSeo7-Icinemanosso

https://www.youtube.com/watch?v=e5vJNF9_Zf8&feature=youtu.be
#petrobras #petrobrassocioambiental #arte

Marcelo Quites Machado

Mais informações & contato

Rua Projeto Fred, 340
Arpoador
CEP 32145-644
Contagem - MG

Danielle

(31) 99957-8797

contato@institutofred.org.br

www.institutofred.org.br

https://www.facebook.com/institutofred

https://www.instagram.com/institutofred/

https://www.youtube.com/@institutofred8485

Processos seletivos

No momento não há processos seletivos abertos para esta entidade.

Artigos aceitos como doação

alimentos não perecíveis, alimentos perecíveis, brinquedos, material de construção, material escolar, móveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, ração para PETs, roupas de adulto, roupas infantis, sapatos, utensílios domésticos, quadros negros ou brancos, carteiras escolares

Obs: Estamos com uma demanda grande por materiais de construção para refazer o nosso telhado atingido pelas fortes chuvas de Janeiro. Horario de funcionamento de segunda a sexta de 9h as 17h