Associação Amigo Down

Associação Amigo Down - AAD

85.306.991/0001-98

Assistência e serviços sociais


Criada em 21 de setembro de 1991, a Associação Amigo Down tem como missão trabalhar em prol do desenvolvimento pleno e da integração na sociedade de pessoas com síndrome de Down, na sua forma mais ampla, fazendo com que sejam respeitadas como cidadãs. Entre seus principais objetivos estão a defesa dos direitos e interesses das pessoas com síndrome de Down, o fomento à aproximação, cooperação e integração dos pais destas pessoas e o combate a toda e qualquer forma de preconceito relativo à síndrome, com ações de sensibilização, conscientização e informação.
A entidade promove seminários, palestras, reuniões, grupos de estudos, exposições e campanhas educativas sobre a temática da síndrome de Down. Em sua sede, em São José, presta atendimento nas áreas de odontologia, endocrinologia e fonoaudiologia, e oferece atividades educativas para adolescentes com síndrome de Down, proporcionando-lhes desenvolvimento integral nos aspectos cognitivo, afetivo-social e motor. Lições de informática possibilitam o acesso dos jovens a novas tecnologias da informação como forma de inclusão digital, e aulas de artesanato, pintura em tela, capoeira, dança e teatro desenvolvem suas habilidades e potencialidades, estimulando sua autonomia e efetiva integração social.
A Associação Amigo Down ainda realiza mensalmente em sua sede o Mutirão da Saúde beneficiando pacientes com síndrome de Down encaminhados por Secretarias Municipais de Saúde de todo o Estado. Desta forma a Associação atua de forma complementar no Sistema Único de Saúde do Estado, que possui limitada oferta de atendimentos de média complexidade. O evento é realizado na última quarta-feira do mês e proporciona atenção à saúde de crianças e adolescentes, além de acolhimento, informação, aconselhamento e assistência jurídica a seus pais. O Mutirão da Saúde também conta com consulta especializada em genética no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, na última segunda-feira de cada mês.
O trabalho da Associação Amigo Down é desenvolvido por equipe multiprofissional que conta com pediatra cardiologista, geneticista, endocrinologista, odontóloga, fonoaudiólogas, advogada, assistente social, psicopedagoga e professores de várias áreas de formação.
Todas as atividades realizadas pela Associação Amigo Down são gratuitas e sua equipe é totalmente voluntária. A Associação é uma instituição beneficente, sem fins lucrativos, declarada como entidade de utilidade pública nos níveis municipal, estadual e federal.
FINALIDADES DA ASSOCIAÇÃO
- Defender os direitos e os interesses das pessoas com síndrome de Down;
- Promover a aproximação, cooperação, solidariedade e integração dos pais das pessoas com síndrome de Down;
- Participar na solução de problemas inerentes à pessoa com síndrome de Down, apoiando seus pais e familiares, informando sobre serviços de avaliação e diagnóstico, estimulação precoce, programas de saúde, educação, direitos e profissionalização existentes na comunidade;
- Reivindicar, junto a órgãos públicos, privados e assistenciais, benefícios às pessoas com síndrome de Down;
- Promover o esclarecimento sobre a síndrome de Down na sociedade em geral, visando aumentar o conhecimento e diminuir o preconceito;
- Promover intercâmbios com entidades congêneres no País e no exterior;
- Obter recursos financeiros junto a entidades públicas e privadas nacionais e estrangeiras, para a realização de seus objetivos;
- Propor medidas legislativas que visem à melhoria da qualidade de vida, educação, habilidade, adequação para o trabalho, integração social e defesa da cidadania da pessoa com síndrome de Down;
- Promover e articular serviços e programas de prevenção, educação, saúde, assistência social, esporte, lazer e cultura, visando à inclusão social e profissional das pessoas com síndrome de Down.

Vivian Senra

Mais informações & contato

Rua Nove de Julho, 900
Ipiranga
CEP 88111-380
São José - SC

Alini Teresinha dos Santos de Azevedo

(48) 30473100 ou (48) 991704881 ou (48) 984174960

amigodownsc1991@gmail.com

www.amigodown.org

Processos seletivos

No momento não há processos seletivos abertos para esta entidade.