Misturaí

Instituto Misturaí

09.154.647/0001-42

Associações comunitárias


O Instituto Misturaí, desde 2017, é um guarda chuva de projetos que tem como pilar promover a mistura entre diferentes mundos e tribos. Nossa missão é agregar, somar, integrar! Nossos projetos são criados coletivamente e voltados para a inclusão da comunidade local. Dele, podemos derivar: (i) a crença em um projeto coletivo mais amplo do que o limitado por família e amigues; (ii) o compromisso com a tolerância, a aceitação e a celebração das diferenças.
A prática, contudo, não voa tão rápido quanto os ideais. Mais do que isso, por vezes certas circunstâncias parecem promover retrocessos. Atualmente, o fortalecimento das famosas “bolhas sociais” – potencializadas por algoritmos que reduzem a nossa exposição a visões de mundo distintas – tem aumentado a segregação e o preconceito.
É, pois, muito necessário criarmos formas de furarmos essas cada vez mais espessas bolhas.

Em relação aos membros da Misturaí, somos pessoas com características bastante diferentes, sendo a diversidade uma de nossas maiores virtudes e diferenciais. Tomando a formação educacional como um dos cortes comparativos possíveis, vários de nós, principalmente aqueles de classes mais favorecidas, são doutores, mestres e graduados (em educação, antropologia, matemática, filosofia, economia, psicologia, direito etc.). Esses levam seus conhecimentos formais a comunidades menos favorecidas e assim acabam por suprir algumas das carências dessas comunidades. Muitos outros não têm tais diplomas formais, mas, por viverem em algumas dessas áreas de vulnerabilidade, trazem tanto as suas experiências como mestres de obra, cozinheiros, motoristas, artistas de rua ,etc. como um enorme conhecimento sobre as reais necessidades e potencialidades de suas comunidades. Assim, acabam sendo, na prática, tão ou mais importantes do que os diplomados previamente citados. É essa diversidade que permite à Misturaí uma escuta e uma forma de atuação realmente eficaz, pois não faz projetos para populações mais necessitadas, mas junto a elas.

Fabiano Couto Corrêa da Silva

Mais informações & contato

Rua Luis Manoel, 229
Santana
CEP 90040-390
Porto Alegre - RS

Fabiano

(53) 999776070

fabianocc@gmail.com

www.misturai.com

Processos seletivos

No momento não há processos seletivos abertos para esta entidade.